A Copa do Brasil, conhecida como a mais democrática das competições nacionais, iniciou com 92 clubes em disputa. Alguns são os tradicionais clubes do Brasil, mas muitos são clubes de cidades pequenas ou estados que não tem tanta tradição no futebol nacional, ao longo do tempo porém, estes pequenos times tem feito história e eliminando clubes tradicionais ou que estão na Série A do Brasileirão e em 2025 não está sendo diferente. Mesmo conquistando a classificação Grêmio e Atlético Goianiense suaram a camisa e passaram após vencer os adversários – São Raimundo (RR) e ASA (AL) – somente nas penalidades. Outros clubes dos mais conhecidos e que disputam a primeira ou segunda divisão nacional já ficaram pelo caminho conforme você acompanhará na reportagem.
Juventude
O tradicional clube gaúcho – que conquistou a Copa do Brasil em 1999 – e está na Série A do Campeonato Brasileiro, foi o primeiro clube desta galeria que foi eliminado. Após perder a partida contra o Maringá-PR por 1 a 0, o time Jaconeiro dá adeus precoce na competição, além disso, o Juventude deixará de receber cerca de R$ 1,8 milhão, que seria o prêmio por passar para a segunda fase. Além disso, aumentou a pressão para o duelo decisivo com o Grêmio, no próximo sábado, pela semifinal do Campeonato Gaúcho.

Cuiabá
Outro clube que até então estava na primeira divisão nacional e que se encontra em queda livre é o Cuiabá, após passar um bom tempo disputando a elite do futebol brasileiro, o Dourado caiu ano passado para a Série B e começa 2025 com uma eliminação na Copa do Brasil para o modesto Porto Velho-RO nas penalidades, após empate em 0 a 0. O técnico Bernardo Franco não resistiu após a eliminação e foi demitido, Guto Ferreira foi contratado para o restante da temporada.

Sport
Time tradicional do Recife, retorna para a Série A neste ano, mas já começa com a pressão de uma eliminação precoce na Copa do Brasl após perder na disputa de pênaltis para o até então desconhecido Operário de Várzea Grande-MT, com a eliminação, os cofres do clube ficam prejudicados e atrapalha o planejamento para a temporada. Vale lembrar que uma das grandes motivações na Copa do Brasil são as premiações dadas conforme o time passa de fase.

Ponte Preta
O clube campineiro viveu dias difíceis após duas eliminações nada esperadas: no domingo, o clube ficou de fora das quartas de final do Paulistão após perder para o Bragantino em casa e ver o até então eliminado Palmeiras conquistar a vaga e na quarta feira foi eliminado da Copa do Brasil após perder, de virada, para o Concórdia-SC. A equipe ponte pretana pode juntar isso aos vários problemas da temporada 2025: vai disputar a Série C e os primeiros jogos serão com portões fechados, após confusão entre a torcida e a PM no Dérbi Campineiro do ano passado.

América Mineiro
Por último e não menos importante temos uma equipe que foi do céu ao inferno em poucos dias: no domingo, o Coelho conquistou a vaga na final do campeonato estadual após superar o rival Cruzeiro nas penalidades, porém, na quarta feira, foi eliminado na Copa do Brasil pelo Cascavel-PR ao perder por 1 a 0.
