Vila Nova e Goiás realizaram a primeira das duas partidas da semifinal do Campeonato Goiano 2025, a primeira partida foi disputada no estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, casa do Goiás, mas quem fez a festa foram os visitantes que venceram a partida com um gol solitário de Júnior Todinho em uma partida truncada e cheia de paralisações. No fim do jogo, torcedores do Esmeraldino protestaram contra a diretoria e o técnico Jair Ventura, por conta dos últimos jogos da equipe e a falta de pontaria no ataque.
Primeiro tempo
A primeira etapa começou com um jogo truncado, com muitas faltas e reclamações de ambas as equipes, e parecia que algo já dizia não ser uma boa tarde para a torcida esmeraldina (nos clássicos estaduais, a justiça do estado de Goiás determinou que não pode ter as duas torcidas no estádio, como o mando de campo era do Goiás, apenas seus torcedores podiam estar presentes, situação que vai se repetir no jogo da volta em local ainda a ser definido pelo Vila Nova, que pode ser no estádio Serra Dourada ou OBA), o zagueiro Luiz Felipe se machucou logo no começo da partida e deu lugar a Lucas Felipe. Ao longo da partida o time da casa não trazia perigo para a defesa do Vila Nova, enquanto o time Colorado era quem procurava atacar com maior intensidade. Tanto que abiu o placar aos 24 minutos com Júnior Todinho, após belo cruzamento de Diego Torres, o atacante desviou e não deu chances para o goleiro Tadeu. Mesmo com o gol sofrido, o Goiás não demonstrava reação e ainda contou com uma falta de organização para chegar ao ataque. A torcida começou a ficar impaciente.
Segundo tempo
O técnico Jair Ventura promoveu mudanças no time na volta para a segunda etapa: Pedrinho e Wellinton Matheus entraram nos lugares de William Andrade e Vitinho e até que chegaram a surtir efeito quando, aso três minutos, Pedrinho sofreu falta dentro da área cometida por Júnior Todinho, de inicio, o juiz não marcou, mas o VAR entrou em ação e o pênalti foi marcado, porém, antes da cobrança, um pedaço de gelo foi jogado no goleiro Halls do Vila Nova por um vândalo na torcida esmeraldina, o que poderá render punições futuras para o Goiás> após o árbitro contornar a situação, Tadeu foi para a cobrança, mas chutou forte demais e a bola explodiu na trave, deixando a torcida esmeraldina ainda mais nervosa e o time do Vila Nova mais tranquilo, dali em diante, o Tigrão só precisou administrar o jogo que ainda contou com o zagueiro Messias machucado, mas que precisou ficar até o final por conta do limite de substituições já feitas por Jair Ventura. Final de jogo no Serrinha com vitória do Vila no Derby do Cerrado e vantagem para chegar na grande final.
Como fica?
Vila Nova e Goiás já entram em campo sabendo quem será o adversário na grande final, pois, Anápolis e Atlético Goianiense vão decidir no sábado o primeiro finalista, enquanto o Derby do Cerrado vai ser no domingo em local ainda a ser definido. O Vila Nova tem a vantagem do empate, caso o Goiás vença por um gol de diferença, a partida vai para os pênaltis, se vencer por dois gols de diferença, o Esmeraldino conquistará a vaga.
Foto: Roberto Corrêa/VNFC