CBF decide: Copa Verde e Copa do Nordeste não darão vagas na terceira fase da Copa do Brasil
Troféu Copa Verde de 2024 Foto: Fernando Torres/CBF

A Copa Verde é um torneio regional que surgiu para "tapar o buraco" que se criou após a extinção das antigas copas regionais (Rio-São Paulo, Sul-Minas, Copa Norte), mas, nunca chegou a ser grande atrativo nem para os times do note e muito menos para os times do centro-oeste, uma prova foi a final deste ano, onde o Paysandu simplesmente atropelou o Vila Nova por incríveis 10 a 0 (no agregado), onde somente na partida de ida foi 6 a 0 para o time paraense.

O que parece, por mais que digam não, é que nenhum dos clubes quer jogar a Copa Verde, fazem dali malmente um "laboratório" e se der certo ok, se não der tanto faz e claro que isso fez a CBF ficar de olho, sem contar outro grande problema - que até justifica os clubes não darem tanta importância - o calendário.

Muitas partidas da Copa Verde conflitam com a competição ao qual o campeão conseguiria vaga: a Copa do Brasil, como conciliar a competição principal com outra que apenas dá uma vaga para ela? Aí, os clubes fazem o simples que é dar prioridade na Copa do Brasil por ter maior premiação em caso de passar de fase.

A Copa do Nordeste também não dará mais a vaga na terceira fase da Copa do Brasil ao seu campeão, mas ainda assim, a competição nordestina tem muito valor para os clubes e torcida da região. Segundo as matérias que tratam do assunto, a CBF busca novos meios de dar estas vagas sem precisar ter um vínculo com as competições regionais.

Agora fica a pergunta: se a Copa Verde já não tinha muito valor para os clubes quando dava ao campeão uma vaga na Copa do Brasil, onde em várias partidas se viam equipes jogando com times mistos ou até reservas, como será que vão levar à frente uma competição que deu uma das menores - se não a menor - premiação ao seu último campeão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *