Todo começo de campeonato existe uma máxima que repercute principalmente nas entrevistas e conversas públicas: “Ainda estamos no começo, muita coisa tem pra acontecer. É um campeonato longo”. Mas o que se fala nas conversas internas é totalmente o oposto, com três rodadas completas na Série B e quatro na Série A, os times já tem uma ideia do que pode acontecer com suas equipes e precisam buscar alternativas para reverter a situação, ou manter, quando o time está em boa fase.
Vou estar falando neste texto sobre algumas equipes que o Setoristas.com está acompanhando e já estão claros os seus objetivos, no que estão errando e no que podem melhorar. Até o momento a Série B não teve técnicos demitidos em 2025, mas, alguns nomes já estão sendo cogitados pela torcida para sair por conta do desempenho da equipe, então vamos lá nesta análise que vamos fazer da Série B hoje e segunda feira com a Série A.
Paysandu
A equipe paraense está na penúltima posição da tabela, ficando acima do Athletic apenas por sofrer menos gols, e está com dificuldades de conquistar pontos, o maior problema entretanto não é que o time não jogue bem, mas sim os detalhes que acabam atrapalhando do time conquistar pontos. Derrotas para Chapeconese e Athletico-PR em casa, mostram a dificuldade que a equipe tem de se impor, sem falar na má fase do ataque, que até cria oportunidades, mas esbarra na finalização. A diretoria do Papão já disse em entrevista que apoia o atual treinador, mas possivelmente a troca será inevitável.
Amazonas
Outra equipe que está com problemas e na zona de rebaixamento da Série B, a Onça Pintada está atravessando momento difícil por conta da não adaptação do time com o técnico Eduardo Barros, a diretoria de uma de “Professor Pardal” e se utilizou de dois treinadores durante o estadual e claramente sem experiência, Barros não conseguiu aplicar seus métodos com os jogadores e, das três rodadas da Série B, em duas o time amazonense estava com um jogador a mais e sequer marcou um gol. A troca de técnico está sendo a opção mais possível para que o time possa engrenar e buscar fazer uma campanha de permanência na Série B, como feito no ano passado.
Goiás
O Esmeraldino está fazendo um começo de campeonato bom, venceu duas partidas e empatou uma, mas vale lembrar que foi o clássico estadual e um dos possíveis candidatos ao acesso, o retorno de Vagner Mancini ao time após a eliminação do estadual ajudou a acertar a zaga, que foi muito criticada assim como o ataque que não conseguia marcar, inclusive, até o muito contestado pela torcida Arthur Caíke já conseguiu marcar dois gols. A equipe soube segurar o Amazonas mesmo ficando com um jogador a menos e venceu o Operário de virada fora de casa, jogando de forma precisa defensivamente pode ser um dos times que podem conquistar o acesso neste ano.
Vila Nova
O atual campeão goiano está fazendo uma campanha regular na Série B, venceu uma partida, perdeu uma e empatou outra. Está no meio da tabela (em 12º) e até pode buscar o acesso se melhorar em um ponto que está dando trabalho – mas não a ponto de incomodar – o técnico Rafael Lacerda, que é o ataque. O Tigrão marca poucos gols e até que melhorou isto no empate frente ao rival Goiás na terceira rodada, porém, para conquistar o acesso o Vila precisa fazer o que traz a vitória no futebol: gols.
Atlético Goianiense
Com campanha regular em três rodadas. Até fez um belo inicio ao golear o Athletic (franco favorito para cair), mas esbarrou em dois adversários -que teoricamente – seriam mais tranquilos a ponto de buscar uma vitória. Empatar com o Botafogo-SP e perder para Ferroviária – times que até então vão buscar permanecer na Série B, mostra uma deficiência na equipe Rubro Negra: uma diretoria que muito fala e um time que pouco faz, prova foi que em 2024, o Atlético-GO já estava virtualmente rebaixado no começo do segundo turno. Se quer conquistar o acesso precisa jogar mais até pelo nível equilibrado dos times que buscam o acesso na edição deste ano.
Coritiba
Um time que está a alguns anos na Série B, o Coxa Branca está fazendo um bom começo de campeonato com duas vitórias e um empate, o desempenho da equipe aliado ao apoio da torcida está trazendo um clima de confiança ao grupo. Para conquistar o acesso porém, é preciso evitar a perda de pontos em casa, como aconteceu no empate contra o Novorizontino, jogar partidas como a feita contra o Vila Nova podem fazer com que a equipe treinada por Mozart, consiga o tão sonhado acesso, vale lembrar que um dos desafios do Coxa é conquistar pontos contra o rival Athletico.
Avaí
O Leão Catarinense está na nona colocação com um vitória, um empate e uma derrota. Até o momento, o time está jogando e seu desempenho está sendo de meio de tabela. Para mudar a situação é preciso vencer de forma convincente e isso pode começar já na próxima rodada contra o confuso Amazonas. Mesmo fora de casa, a equipe do Norte não vive boa fase e ua vitória do Avaí seria uma forma de recuperação na tabela e obter mais confiança no campeonato.