O efeito não acontece desde de 2006. Paysandu garantiu a permanência após vencer o Brusque na última segunda-feira (11)
É o Norte no Futebol. Pela primeira vez em 19 anos, três clubes da região disputarão a Série B simultaneamente, o último momento em que o Norte do Brasil teve três times disputando a Série B foi em 2006, há quase duas décadas. Naquela temporada, o Campeonato Brasileiro da Série B contou com a presença de Remo, Paysandu e São Raimundo (AM) disputando a competição da segundona.
Naquele mesmo ano, o Remo escapou do rebaixamento, terminando na 12ª posição com 46 pontos. O Papão , com 44 pontos, terminou em 17º, e o São Raimundo, com 43, ficou na lanterna da competição, sendo rebaixado junto com o Paysandu.
Por falar em Paysandu, a equipe paraense carimbou a permanência contra o Brusque na última segunda-feira (11), dentro da Curuzu. A partida era válida a pela 36ª rodada, único gol da vitória saiu dos pés do atacante Esli García, aos 35 minutos da etapa final da partida.
Clube do Remo
Remo garantiu o acesso para segundona com uma rodada de antecedência sem preocupação. O clube paraense venceu o São Bernardo por 1 a 0 no Mangueirão, no dia 29 de setembro por 1 a 0, O gol da vitória saiu aos 47 minutos do primeiro tempo, Jaderson cruzou para Ytalo que mandou para o fundo da rede.
O resultado também garantiu a vaga do Volta Redonda na Série B. Com três times na disputa, a Série B de 2025 se tornará um importante palco para o fortalecimento do futebol do Norte, que poderá colocar ainda mais clubes na briga por uma vaga na Série A nos próximos anos.
Amazonas
A Onça-Pintada não tem mais chances de acesso para Série A, mas garantiu a presença do clube amazonense para Série B de 2025. o Amazonas é o 11º, com 48, e apenas cumpre tabela nos últimos três jogos. A equipe vem de vitória contra o América-MG por 1 a 0, em casa, na última rodada, e tem como principal objetivo terminar a competição entre os dez melhores times.
O clube tem demonstrado grande potencial, conquistando acessos consecutivos e garantindo sua permanência na Série B do próximo ano. O Amazonas FC tem sido uma das grandes promessas do futebol baré, fazendo história no estado do Amazonas e fortalecendo o futebol do Norte como um todo.
A presença de três clubes do Norte na Série B em 2025 será um marco importante para a região, que poderá voltar a brilhar nos principais campeonatos do país.